Ação Formativa aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Araquari em 14 de julho de 2022
Apresentação: O Laboratório de planejamento e avaliação constitui-se como um espaço de experimentação e discussão de teorias e práticas que estejam relacionadas aos modos de compor os planejamentos e os procedimentos avaliativos. Esta ação formativa tem como premissa compreender a avaliação como um modo possível de reorganização do planejamento e suas intencionalidades, ressaltando sua dimensão inclusiva e participativa. O Laboratório de planejamento e avaliação propõe a discussão do planejamento enquanto construção de uma identidade docente no tensionamento com outras identidades que compõem o contexto escolar.
Objetivos:
Proporcionar espaços para o desenvolvimento de processos investigativos teórico-práticos na dimensão do planejamento e da avaliação, na interface com repertórios individuais e coletivos;
Fomentar compreensões de planejamento que estejam relacionadas com a prática de avaliação;
Instigar compreensões de planejamento na perspectiva da educação inclusiva;
Investigar instrumentos e possibilidades de avaliação no contexto da Matriz Curricular de Ensino de Araquari e do Sistema Municipal de Educação, com a perspectiva de uma organização didático-pedagógica que promova a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças;
Ampliar o diálogo com os Profissionais do Magistério Público Municipal no sentido de subsidiar instrumentos normativos que orientem a Rede Municipal de Ensino em novas possibilidades e perspectivas avaliativas;
Motivar a relação e a cooperação entre os membros do Magistério Público Municipal de Araquari.
Abordagem teórico-metodológica:
Módulo 1 (04 horas): Intencionalidade do planejamento.
Relações entre planejamento e intencionalidade. Dimensões da recepção do planejamento e da construção de identidades na perspectiva da educação inclusiva. Experimentação de exercício de planejamento.
Módulo 2 (04 horas): Avaliação e ética.
Avaliação enquanto instrumento de reestruturação do planejamento. Formas de avaliar. Concepções de avaliação enquanto punição e avaliação enquanto possibilidade de construção de conhecimento.
Módulo 3 (04 horas): Expectativa versus realidade.
O caminho do planejamento: da idealização à sua execução. Satisfação e frustração decorrentes dos processos de ensinagem. Noções de repertório e seus rearranjos.
Módulo 4 (04 horas): Planejamento flexível.
Imprevisibilidade, sistemas vivos e metaestabilidade: flexibilidades do planejamento. Proposta de exercício prático.
Módulo 5 (04 horas): Registro do planejamento.
Possibilidades de documentação do planejamento. Planejamento, descrição e análise a posteriori.
Recursos utilizados: computador, aparelho de televisão, aparelho de som, papéis de cores e tamanhos diversos, lápis, canetas e marcadores diversos.
Público-alvo: Profissionais do Magistério Público Municipal de Araquari.
Participantes por turma: 15
Certificação: Os Certificados de participação desta Ação Formativa, com carga horária de 20 horas, serão emitidos pela Secretaria Municipal de Educação com reconhecimento do Conselho Municipal de Educação. Terá direito ao certificado o participante com frequência mínima de setenta e cinco por cento.
Referências:
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