Laboratório de práticas artísticas

Ação Formativa aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Araquari em 12 de dezembro de 2022


Apresentação: Os Laboratórios de práticas artísticas propõem um espaço de experimentação de diferentes linguagens em Arte. Estes laboratórios se desenvolvem autonomamente e possuem objetivos compartilhados. Cada turma destes Laboratórios experimentará uma linguagem específica ao longo dos encontros. Os Laboratórios de práticas artísticas podem ser orientados pelas seguintes linguagens/poéticas: Dança, Escultura, Jogos teatrais e Música, dentre outras possibilidades.


Objetivos:


  • Proporcionar espaços para o desenvolvimento de processos investigativos teórico-práticos, na interface com repertórios individuais e coletivos;

  • Fomentar a construção de um pensamento crítico sobre o fazer em arte nos espaços escolares;

  • Promover o engajamento para uma proposição autônoma e criativa das práticas docentes na perspectiva da arte e seus desdobramentos;

  • Desenvolver a autonomia e o senso crítico na criação de configurações artísticas

  • Motivar a relação e a cooperação entre os membros do Magistério Público Municipal de Araquari.


Abordagem teórico-metodológica:


Módulo 1 (04 horas): Repertórios e poéticas.

Considerações sobre estética e poética, forma e conteúdo. Iniciação à experimentação nas linguagens artísticas.


Módulo 2 (04 horas): Os fazeres e suas materialidades.

Diálogos sobre a matéria. Especificidades das práticas artísticas em suas relações visuais, cinestésicas e sonoras.


Módulo 3 (04 horas): Autoria e autonomia criativa.

Concepções de autonomia nos processos de criação e indicações para a construção de uma identidade autoral.


Módulo 4 (04 horas): Curadoria, crítica e diálogos com o público.

Construção de discursos com/sobre os produtos artísticos, escolhas e organização para exposição dos resultados das práticas artísticas desenvolvidas


Módulo 5 (04 horas): Exposição e avaliação.

Exposição dos resultados e avaliação do processo.



Recursos utilizados: computador, aparelho de televisão, aparelho de som, argila, objetos, tecidos, papéis, canetas e canetinhas.


Público-alvo: Profissionais do Magistério Público Municipal de Araquari.


Participantes por turma: 15


Certificação: Os Certificados de participação desta Ação Formativa, com carga horária de 20 horas, serão emitidos pela Secretaria Municipal de Educação com reconhecimento do Conselho Municipal de Educação de Araquari. Terá direito ao certificado o participante com frequência mínima de setenta e cinco por cento.


Referências:


BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In.: Revista Brasileira de Educação. n. 19, 2002. Disponível em: <https://bityli.com/rELdR>. Acesso em: 11 mar. 2022.


CAPUCCI, Victor Zappi. Fragmentos de cerâmica brasileira. São Paulo: Editora Nacional, Brasília, DF: INL, 1987.


GARCEZ, Maria Helena Nery. A estética de Luigi Pareyson: alguns princípios fundamentais e alguma aplicação da articulista. In.: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Disponível em: <https://dlcv.fflch.usp.br/estetica-de-luigi-pareyson-alguns-principios-fundamentais-e-alguma-aplicacao-da-articulista>. Acesso em: 24 nov. 2022.


MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. In.: MOTRIZ. Volume 3, Número 1, Junho/1997. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6496>. Acesso em: 08 nov. 2022.


MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.


MARQUES, Isabel. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.


OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. In.: Acervo Digital UNESP. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/320/1/01d14t01.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2022.


QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Práticas para o ensino da música nas escolas de educação básica. In.: Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article/view/114/36>. Acesso em: 24 nov. 2022.


SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Trads. Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2008.


STEIN, Vinícius. Formação artística e estética de professores e crianças. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/teses/2019/2019%20-%20Vinicius%20Stein.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2022.