Laboratório de leitura e apreciação literária

Ação Formativa aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Araquari em 12 de dezembro de 2022


Apresentação: O Laboratório de leitura e apreciação literária é constituído por encontros que propõem a fruição da leitura e da literatura. Serão propostos tempos e espaços de compartilhamento de leituras diversas e discussões sobre os atos de leitura, enfatizando processos de constituição de uma identidade leitora e de modos de leitura em seus mais diversos usos.


Objetivos:


  • Proporcionar espaços para o desenvolvimento de processos investigativos teórico-práticos, na interface com repertórios individuais e coletivos;

  • Fomentar a construção de um pensamento crítico sobre a leitura e a literatura;

  • Propor tempos e espaços para a fruição da leitura;

  • Motivar a relação e a cooperação entre os membros do Magistério Público Municipal de Araquari.


Abordagem teórico-metodológica:


Módulo 1 (04 horas): Ler o mundo, ler o entorno, ler o corpo.

Experimentação de modos de leitura: para além da palavra escrita. Considerações sobre criatividade e autonomia.


Módulo 2 (04 horas): Ler os livros, ler as imagens, ler as paisagens.

Espaços e tempos para a fruição da leitura. Apreciação de textos literários. Exercícios e jogos de palavras. Repensar os sentidos das palavras.


Módulo 3 (04 horas): Ler os hábitos, ler as escolhas, ler os repertórios.

Hábitos de leitura. Construção da identidade leitora. Processos de curadoria literária.


Recursos utilizados: computador, aparelho de televisão, aparelho de som, papéis, canetas e canetinhas, livros, cadernos, revistas e outras publicações de caráter literário.


Público-alvo: Profissionais do Magistério Público Municipal de Araquari.


Participantes por turma: 15


Certificação: Os Certificados de participação desta Ação Formativa, com carga horária de 12 horas, serão emitidos pela Secretaria Municipal de Educação com reconhecimento do Conselho Municipal de Educação de Araquari. Terá direito ao certificado o participante com frequência mínima de setenta e cinco por cento.



Referências:


BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In.: Revista Brasileira de Educação. n. 19, 2002. Disponível em: <https://bityli.com/rELdR>. Acesso em: 11 mar. 2022.


GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de Souza; DAVIS, Lynn. Metodologias de ensino – Educação literária e o ensino da leitura: a abordagem das estratégias de leitura na formação de professores e crianças. In.: DAVID, Célia Maria, et. al (orgs.). Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Disponível em: <https://books.scielo.org/id/zt9xy>. Acesso em: 11 mar. 2022.


MENDES, Teresa. Literatura infantil na educação pré-escolar: fruição, leitura literária e compreensão leitora. In. Textura - Revista de Educação e Letras. Canoas v.17 n.35 p.140-150 set./dez. 2015. Disponível em: <http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/txra/article/view/1622/1255>. Acesso em: 21 nov. 2022.


MENDONÇA, Guilherme Primo, et. al. A curadoria da literatura na educação básica: aproximações entre os booktubers e docentes. In.: Texto Digital, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 201-221, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2016v13n1p201/34582>. Acesso em: 24 nov. 2022.


FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, fruição e ensino: do espectador ao expectador. In.: Anais do III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Porto Alegre: PUCRS, 2012. Disponível em: <https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S9/beatrizferez.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2022.