Laboratório de práticas interdisciplinares

Ação Formativa aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Araquari em 14 de julho de 2022



Apresentação: O Laboratório de práticas interdisciplinares propõe a articulação e o desenvolvimento de propostas de ensinagem que se relacionam com as demandas dos contextos escolares contemporâneos. Ao promover um entendimento de realidade institucional culturalmente diversa e dinâmica, os encontros do Laboratório de práticas interdisciplinares constituir-se-ão de espaços e tempos de discussões situadas em concepções de gestão democrática da educação, de educação inclusiva, de inter-relações entre áreas de conhecimento diversas e de um pensar-fazer que considere as práticas individuais interdisciplinares e os contextos escolares como lugares legítimos de experiências e de produção de conhecimentos.



Objetivos:


  • Proporcionar espaços e tempos para o desenvolvimento de processos investigativos teórico-práticos individuais e coletivos que promovam interações disciplinares nos contextos escolares;

  • Promover a percepção para a legitimação de saberes e práticas da comunidade escolar para uma construção conjunta de conhecimentos diversos;

  • Observar e reconhecer a multiculturalidade dos contextos familiares e os sistemas migratórios no Brasil contemporâneo para a ampliação de diálogos interculturais;

  • Fomentar práticas que instigam a criatividade, o senso crítico, a autonomia, a cooperação e a produção democrática de conhecimento;

  • Motivar a relação e a cooperação entre os membros do Magistério Público Municipal de Araquari.



Abordagem teórico-metodológica:


Módulo 1 (04 horas): Escola e produção de conhecimento.

Conceituações sobre interdisciplinaridade e construção de conhecimento. Exercícios práticos para fomentar processos criativos.


Módulo 2 (04 horas): (In)disciplina.

A ideia de disciplina como instrumento único de construção de conhecimento. A ideia de pensamento especializado e a construção do pensamento (in)disciplinar. Práticas pedagógicas situadas em contextos escolares.


Módulo 3 (04 horas): Matriz curricular.

Documentos legais sobre interdisciplinaridade. Exercícios de planejamento a partir da Matriz Curricular de Ensino de Araquari para instigar a colaboração e a articulação entre componentes curriculares distintos.


Módulo 4 (04 horas): Produção democrática de saberes.

Ecologia de saberes e os múltiplos aspectos envolvidos na produção democrática de conhecimento. Metodologias ativas para contextos escolares, com referência aos inventários participativos.


Módulo 5 (04 horas): Pensamento complexo.

Pensamento complexo e o desenvolvimento de estratégias reflexivas em diferentes contextos. O corpo na relação com os tempos e espaços diversos da escola.


Recursos utilizados: computador, aparelho de televisão, aparelho de som, papéis de cores e tamanhos diversos, lápis, canetas e marcadores diversos.


Público-alvo: Profissionais do Magistério Público Municipal de Araquari.


Participantes por turma: 15


Certificação: Os Certificados de participação desta Ação Formativa, com carga horária de 20 horas, serão emitidos pela Secretaria Municipal de Educação com reconhecimento do Conselho Municipal de Educação. Terá direito ao certificado o participante com frequência mínima de setenta e cinco por cento.


Referências:


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