Ação Formativa aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Araquari em 26 de agosto de 2024.
Apresentação: O curso de formação continuada Gestão Escolar em Diálogos coloca em evidência diversas questões da gestão escolar para, em diálogos sobre as vivências e aprendizados entre pares, criar possibilidades de resolução de problemas e evidenciar experiências exitosas com a prevalência dos interesses coletivos.
A abordagem teórico-metodológica tem como premissa o reconhecimento das diversidades que compõem os territórios educacionais. As referências conceituais e as experiências propostas no curso visam o desenvolvimento de uma cultura colaborativa, de estratégias de escuta ativa, e a consolidação de práticas de formação de si e do outro como objeto de trabalho dos gestores educacionais.
A formação propõe a criação de diálogos a partir dos seguintes eixos: 1. As relações com o saber; 2. Relações interpessoais e comunicação em ambientes escolares; 3. As violências e os contextos sociais; 4. O Projeto Político Pedagógico e a gestão escolar; 5. Políticas de educação integral; 6. A liderança na organização escolar. O desenvolvimento das atividades será orientado para a consolidação de práticas .
Objetivos:
Formar o diretor escolar para refletir sobre seus múltiplos saberes, com foco em situações práticas do seu cotidiano, com possibilidades de realizar boa comunicação entre seus pares.
Criar espaços institucionalizados para fomentar as trocas de experiências e conhecimentos entre pares, com finalidade de contribuir para a melhoria das práticas da gestão escolar;
Refletir sobre a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, com foco no Projeto Político Pedagógico e na continuidade de ações estratégicas para a gestão escolar.
Abordagem teórico-metodológica:
Módulo 1 (04 horas): Diálogos iniciais.
Metodologia da formação Gestão Escolar em Diálogos. Narrativas pessoais e profissionais. Registro documental reflexivo. Aprendizagem de feedback escrito.
Módulo 2 (04 horas): Gestão Escolar e as relações com o saber.
Saberes dos diretores e a cultura colaborativa. Desejo de saber. Produção de sentido. Informações, saberes e conhecimentos. Balanço dos saberes dos diretores. Cultura colaborativa. Práticas escolares democráticas.
Módulo 3 (08 horas): Comunicação e as relações interpessoais.
Ferramentas de diálogos. Conversas difíceis. Bases do feedback oral. Comunicação não violenta. Desafios da escola. Atenção às diferenças. Perfis dos profissionais da escola. Escuta Ativa. Este Módulo contabiliza a carga horária referente à realização de uma atividade extraclasse.
Módulo 4 (04 horas): Violências escolares e sociais.
Compreensão dos tipos de violências. Violências intraescolar e extraescolar. Processo de invisibilização das violências na escola. Conflitos escolares. Ciclos de violências. Sujeitos no ciclo da violência. Mediação de conflitos.
Módulo 5 (04 horas): O Projeto Político Pedagógico e a gestão escolar.
Elaboração do Projeto Político Pedagógico. Processo democrático e participativo. Etapas do PPP. Diagnóstico da escola. Levantamento dos desafios. Hipóteses de soluções.
Módulo 6 (04 horas): Políticas de educação integral.
Educação Integral. Educação em Tempo Integral. Subjetividade. Multiplicidade. Respeito às diferenças. Formação humana.
Módulo 7 (08 horas): A liderança na organização escolar.
Incentivo ao trabalho colaborativo. O gestor como líder das relações interpessoais na escola. Liderança educacional compartilhada e distribuída. Visão estratégica e atuação integrada. Gerenciamento de riscos e gestão das contingências. Este Módulo contabiliza a carga horária referente à realização de uma atividade extraclasse.
Módulo 8 (04 horas): Aberturas para outros diálogos.
Percursos para a escola do futuro. Perspectivas do projeto de si e do projeto de vida.
Recursos utilizados: computador, aparelho de televisão, aparelho de som, papéis de cores e tamanhos diversos, lápis, canetas e marcadores diversos.
Público-alvo: Diretores de Unidade de Ensino e Coordenadores de Ensino da Rede Municipal de Ensino de Araquari.
Participantes por turma: 16
Certificação: Os Certificados de participação desta Ação Formativa, com carga horária de 40 horas, serão emitidos pela Secretaria Municipal de Educação com reconhecimento do Conselho Municipal de Educação de Araquari. Terá direito ao certificado o participante que cumprir as atividades extraclasse previstas nos Módulos 3 e 7 e a frequência mínima de setenta e cinco por cento nos encontros presenciais.
Referências:
ARAQUARI. Matriz Curricular de Ensino do Município de Araquari. Aprovada pela Resolução nº 004/2020 do Conselho Municipal de Educação de Araquari.
BARROSO, J. A autonomia das escolas: uma ficção necessária. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Braga/Portugal, v. 17, n. 2, p. 49-83, 2004.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, 2002.
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba, v. 13, n. 31, p. 213-230, 2008.
LUIZ, M. C. (Org.). Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
LUIZ, M. C. (Org.). Violências no cotidiano social e escolar: desnaturalizando com a arte. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2020.
LUIZ, M. C. (Org.). Conselho Escolar e as possibilidades de diálogo e convivência: o desafio da violência na escola. São Carlos: EdUFSCar, 2016.
MORAES, Bianca Mota de. A Gestão Democrática: o ponto íngreme do Plano de Educação no Brasil? Cadernos da Pedagogia, v. 18, n. 41, jun/2024.
SAMPAIO, A. P. D. S.; GOMES, D. A. Escuta Ativa e Cultura Colaborativa em uma escola Estadual do Espírito Santo: ações de acolhimento. Cadernos da Pedagogia, v. 17, n. 37, p. 236-247, janeiro-abril/2023.
SANTOS, J. V. T. América Latina: a disseminação de formas de violência e os estudos sobre conflitualidades. Sociologias, v. 4, n. 8, p. 16-32, jun./dez. 2002.
TORRES, L. L. A construção da autonomia num contexto de dependências: limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública, Educação, Sociedade & Culturas, n. 32, p. 91-109, 2011.
TORRES, L. L. Cultura organizacional no contexto escolar: o regresso à escola como desafio na reconstrução de um modelo teórico. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v.13, n.49, p. 435-451, out./dez. 2005.