Laboratório de produção cultural

Ação Formativa aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Araquari em 12 de dezembro de 2022


Apresentação: O Laboratório de produção cultural propõe a experimentação de práticas artísticas envolvidas na construção de um produto artístico, sendo ele um espetáculo, performance ou outro projeto de acontecimento cênico. Os participantes deste Laboratório poderão experimentar etapas do processo de construção de um produto artístico, desde a pré-produção até a sua apresentação para o público.


Objetivos:


  • Proporcionar espaços para o desenvolvimento de processos investigativos teórico-práticos, na interface com repertórios individuais e coletivos;

  • Experimentar a construção de um produto artístico, com ênfase em processos colaborativos de criação cênica;

  • Desenvolver a autonomia e o senso crítico na criação e na leitura crítica de configurações artísticas;

  • Motivar a relação e a cooperação entre os membros do Magistério Público Municipal de Araquari.


Abordagem teórico-metodológica:


Módulo 1 (08 horas): Pré-produção.

Compreensão dos aspectos constitutivos de um produto artístico. Exposição e experimentação de práticas dramatúrgicas. Elaboração dos planos e dos cronogramas de execução do produto artístico.


Módulo 2 (24 horas): Produção.

Desenvolvimento do produto artístico. Formalização da dramaturgia e realização de ensaios. Construção de adereços, figurinos e cenários.


Módulo 3 (08 horas): Exposição e avaliação.

Organização e divulgação para apresentação do produto artístico. Avaliação do processo.


Recursos utilizados: computador, aparelho de televisão, aparelho de som, objetos, tecidos, papéis, canetas e canetinhas.


Público-alvo: Profissionais do Magistério Público Municipal de Araquari.


Participantes por turma: 15


Certificação: Os Certificados de participação desta Ação Formativa, com carga horária de 40 horas, serão emitidos pela Secretaria Municipal de Educação com reconhecimento do Conselho Municipal de Educação de Araquari. Terá direito ao certificado o participante com frequência mínima de setenta e cinco por cento.

Referências:


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GARCEZ, Maria Helena Nery. A estética de Luigi Pareyson: alguns princípios fundamentais e alguma aplicação da articulista. In.: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Disponível em: <https://dlcv.fflch.usp.br/estetica-de-luigi-pareyson-alguns-principios-fundamentais-e-alguma-aplicacao-da-articulista>. Acesso em: 24 nov. 2022.


POLI, Karina. O campo de produção cultural e criativo: uma leitura através da teoria dos campos de Bourdieu. In.: Extraprensa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 81 – 103, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/189478/177623>. Acesso em: 22 nov. 2022.


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TRIDAPALLI, Gladistoni. Aprender investigando: a educação em dança é criação compartilhada. 96 f. il. 2008. Dissertação (Mestrado em Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.