Laboratório de produção textual

Ação Formativa aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Araquari em 14 de julho de 2022


Apresentação: O Laboratório de produção textual propõe a experimentação de práticas de escrita em processos criativos individuais e coletivos. Por meio de leituras, análises, discussões e exercícios, serão abordadas possibilidades de leitura e de escrita poética e acadêmica para a reconfiguração dos repertórios individuais. Esta Ação Formativa tem como premissa a articulação de referências teóricas e artísticas para a produção de textos escritos em diálogo com outras linguagens que permeiam os contextos educacionais contemporâneos, promovendo a diversidade e o engajamento na produção e na comunicação de conhecimentos. O Laboratório de produção textual proporcionará a prática orientada de composição de ensaios, de memoriais de prática docente, de artigos ou de outros textos a partir dos interesses de cada participante.


Objetivos:


  • Desenvolver habilidades de produção textual;

  • Experimentar propostas comunicativas diversas em textos escritos;

  • Fomentar o desenvolvimento de práticas de pesquisa;

  • Motivar a relação e a cooperação entre profissionais do Magistério Público Municipal de Araquari.



Abordagem teórico-metodológica:


Módulo 1 (04 horas): Corpos que escrevem.

Relações entre corpo e cultura e as escolhas nos processos de escrita. Experimentação de exercício de escrita em fluxo para evidenciar modos de articulação do pensamento. Questões sobre a produção, as funções dos textos e suas (im)possibilidades de criação de sentido. Definição de uma questão de interesse para o desenvolvimento de uma composição textual no decorrer da Ação Formativa.


Módulo 2 (04 horas): Autoria e ética.

Autoria na produção e na comunicação de conhecimentos e suas implicações éticas. Discussão e definição de aspectos formais para a continuidade da composição textual.


Módulo 3 (04 horas): Forças da escrita.

Implicações entre memória, esquecimento e invenção nos processos de escrita. Questões sobre os códigos, as normas, os estilos e as possibilidades autobiográficas na composição de textos com funções diversas. Elaboração de conceitos a serem percorridos na composição textual.


Módulo 4 (04 horas): Palavra e performatividade.

Os usos e as implicações da palavra em seus diferentes contextos. Lógicas da escrita com experimentação de exercícios que se relacionam com a estrutura de artigo acadêmico e de escrita poética. Consolidação das referências teóricas, metodológicas e estéticas para a composição textual.


Módulo 5 (04 horas): Reconfiguração de repertórios.

Relações entre saberes individuais e coletivos no desenvolvimento de práticas de pesquisa em contextos interculturais. A reconfiguração de repertórios textuais e a experimentação de diversas linguagens no contexto educacional. Compartilhamento da composição textual.


Recursos utilizados: computador, aparelho de televisão, aparelho de som, papéis de cores e tamanhos diversos, lápis, canetas e marcadores diversos.


Público-alvo: Profissionais do Magistério Público Municipal de Araquari.


Participantes por turma: 15


Certificação: Os Certificados de participação desta Ação Formativa, com carga horária de 20 horas, serão emitidos pela Secretaria Municipal de Educação com reconhecimento do Conselho Municipal de Educação. Terá direito ao certificado o participante com frequência mínima de setenta e cinco por cento.


Referências:


ALEIXO, Ricardo. Modelos vivos. Belo Horizonte: Crisálida, 2010.

BARROS, Manuel. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.


BATTISTELLI, Bruna Moraes; OLIVEIRA, Érika Cecília Soares. Cartas: um exercício de cumplicidade subversiva para a escrita acadêmica. In.: Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 679-701, maio/ago. 2021. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss2articles/battistelli-oliveira.pdf>. Acesso em 14 jun. 2022.


CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o processo de planejamento da produção escrita. In.: Linha d’Água, n. 26 (2), p. 241-259, 2013. Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64266/71562>. Acesso em: 06 jun. 2022.


CARPI, Ana Cristina Menegaz dos Santos; MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. A escrita de memoriais de formação: algumas notas. In.: SANGENIS, Luiz Fernando Conde; OLIVEIRA, Elaine Ferreira Rezende de; CARREIRO, Heloísa Josiele Santos (orgs.). Formação de professores para uma educação plural e democrática: Narrativas, saberes, práticas e políticas educativas na América Latina [online]. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. Disponível em: <https://books.scielo.org/id/ngnq4>. Acesso em: 11 mar. 2022.


COSTA, Marisa Vorraber; CAMOZZATO, Viviane Castro. Didática e experimentações nos modos de ensinar. In.: Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 1, p. 398-428, jan./abr. 2021. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss1articles/costa-camozzato.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2022.


FRÖHLICH, Cláudia Bechara; MILMANN, Elaine; KIERNIEW, Janniny G. Do letramento à escrita inventiva na universidade: potência transformadora da linguagem. In.: Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 475-496, maio/ago. 2021. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss2articles/frohlich-milmann-kierniew.pdf>. Acesso em 14 jun. 2022.


GARCIA, Marília. Um teste de resistores. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.

JAFFE, Noemi. Livro dos começos. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

KOCH, Ingedore Grünfield Villaça. A atividade de produção textual. In.: Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, jan/jun 1993. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636868>. Acesso em: 03 jun. 2022.


LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. In.: Educação e Realidade. UFRGS, jul/dez 2003. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25643/14981>. Acesso em: 26 mai. 2022.


SALOMÃO, Waly. Poesia total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

SILVA, Anderson Marcos da. Por que você dança? In: MOURA, Gilsamara; EMÍLIO, Douglas. (Orgs.). Ágora: modos de ser em dança. 1. ed. Alumínio-SP: Jogo de Palavras, 2018.